quinta-feira, 14 de novembro de 2019

A IBM espera mudar a previsão do tempo em todo o mundo usando big data e um novo supercomputador


Em um casamento potencialmente histórico de supercomputação e big data, a IBM entra na quinta-feira com um modelo climático global que, segundo ela, pode fornecer previsões muito mais precisas para o mundo inteiro.

Chamado GRAF - Previsão Atmosférica Global de Alta Resolução - o novo modelo oferece previsões meteorológicas de alta resolução globalmente, com detalhes para áreas com menos de 2 quilômetros de largura, em comparação com 6 a 9 milhas para modelos climáticos que cobrem partes do mundo fora de regiões avançadas como Europa, EUA e Japão.

A IBM diz que seu novo supercomputador, DYEUS, construído apenas para rodar o modelo, emitirá 12 trilhões de dados climáticos todos os dias e processará previsões a cada hora, enquanto muitos modelos climáticos globais atualizam apenas a cada seis a 12 horas.

"Atualmente, estamos chegando ao nível celular das tempestades, onde não conseguimos fazer isso antes. E com essas informações, podemos fornecer um melhor suporte aos tomadores de decisão críticos ", disse Kevin Petty, chefe de ciência e previsão da The Weather Company.

A IBM se tornou uma empresa líder em meteorologia há alguns anos atrás, quando comprou a The Weather Company em 2016, mantendo as unidades de coleta e previsão de dados enquanto separava o Weather Channel.
Toneladas de aplicações

Enquanto os americanos estão acostumados a recorrer a seus telefones para receber alertas de tempestades e previsões precisas, a cada hora, bilhões de pessoas em todo o mundo carecem de previsões básicas, tornando o mundo um lugar muito mais caótico. Para empresas como a American Airlines, melhores previsões meteorológicas internacionais podem significar voos mais confortáveis ​​para os passageiros que podem ser roteados em torno de turbulências. Se os despachantes tiverem mais confiança em locais e pontos fortes de tempestades, eles podem até encurtar os vôos.

"Se conseguirmos uma resolução melhor e mais precisa, uma imagem melhor desse evento climático, poderemos operar o voo com muito mais confiança, conforme planejado", disse Steve Abelman, gerente de tecnologia climática da American Airlines. que atualmente é cliente dos serviços meteorológicos da IBM. "Se pudermos fazer um voo mais econômico, certamente podemos economizar dinheiro em combustível".

Uma mulher caminha nas águas da enchente enquanto segura um saco após fortes chuvas de monção em uma área afetada pelas inundações do distrito de Gaibandha, no norte do Bangladesh, em 19 de julho de 2019. - As inundações continuam a piorar no Bangladesh, à medida que o nível da água no Brahmaputra ultrapassa 40 graus. recorde de um ano, inundando vastas áreas.

REHMAN ASAD AFP Getty Images

Mas Abelman disse que o modelo ainda tem que provar a si mesmo e que a americana esperará talvez meses antes de confiar nos dados. E mesmo assim, ele usará os dados junto com outras fontes. Qualquer modelo climático, não importa quão avançada seja a tecnologia subjacente, só pode provar sua precisão ao longo do tempo. Mas a IBM vê uma enorme necessidade no mercado de seu novo produto.

"Qualquer empresa que não tenha uma estratégia climática está perdendo retornos", disse Cameron Clayton, gerente geral do projeto Watson Media, Weather e Red Hat da IBM. O clima “afeta tudo. Isso afeta as cadeias de suprimentos, o tipo de decisão de compra que tomamos, quando você acorda de manhã, como vai se vestir, o que vai comer. E poder prever com antecedência que os varejistas, as empresas de energia, as empresas de viagens e transporte são tudo o que fazemos. ″ ⁣
Nomeado após o deus antigo

Os indivíduos podem acessar os dados através do aplicativo The Weather Channel em smartphones e em outras fontes meteorológicas que usam dados da IBM. A IBM diz que a chave do modelo está no supercomputador DYEUS, nomeado para o deus antigo que governava o céu diurno.

O DYEUS usa os chips de processamento Power 9 da IBM, que também são usados ​​no Summit, o supercomputador mais rápido do mundo. Além disso, o DYEUS emprega unidades de processamento gráfico usadas em videogames, permitindo um processamento muito mais rápido da saída visual. O GRAF fornecerá previsões de até 15 horas para 26 milhões de locais em todo o mundo.

Uma das limitações das previsões meteorológicas globais é a falta de dados, mas a IBM diz que o GRAF tem a capacidade de extrair dados de sensores de avião e até de smartphones, que podem fornecer dados de temperatura e pressão. A IBM se recusou a fornecer projeções de receita para o projeto GRAF ou divulgar seus custos. O modelo foi desenvolvido em parceria público-privada com o Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica.

Esclarecimento: a história foi atualizada para refletir a IBM anunciou que estava comprando a The Weather Company em 2015 e concluiu a compra em 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário. Não use palavras obsenas.

Estudando Línguas e Temas Diversos

Porto Alegre Noticias