Para tornar a tarefa instigante para os alunos, pode-se solicitar que realizem uma pesquisa juntos aos familiares e amigos, questionando-os sobre o conhecimento de algum ditado popular relativo à previsão do tempo e do clima, e sua utilidade para as pessoas. Pode-se sugerir que exponham em sala de aula, reunindo todos os ditos populares em um quadro (lousa, cartaz ou flipchart). Acompanhando os ditos populares trazidos pelos alunos é possível inserir alguns ditos conhecidos pelo professor, como os relatados por Sartori (2000, p.234-235) e seu respectivo país de origem. Dentre eles, destacam-se:
• "Asas abertas no galinheiro, sinal de aguaceiro" (Índia);
Essas discussões em sala de aula são o "pontapé" inicial para trabalhar com dois ditos populares:
• "Asas abertas no galinheiro, sinal de aguaceiro" (Índia);
• "Andorinhas a mil braças, céu azul sem jaça; andorinha rente ao chão, muita chuva com trovão" (China; Japão; Coreia; Rússia; Turquia; França e Suíça);
• "Formiga carregando ovos barranco acima, é chuva que se aproxima" (Índia e Japão);
• "Mosquitos voando em bando é sinal de chuva" (China);
• "Sapo cantando ao anoitecer, bom tempo vai fazer" (Espanha);
• "Cabras tossindo e espirrando, o tempo está mudando" (Espanha e Brasil);
• "Gato se lambendo é sinal de chuva" (Reino Unido, Holanda e Bélgica);
• "Céu avermelhado de manhã, chuva de tarde; tarde avermelhada, tempo bom" (China);
• "Quando o Sol está em casa (dentro de um lado), a chuva não tarda" (índios Zuni do Novo México, Estados Unidos);
• "Um círculo grande em volta da Lua é sinal de chuva iminente; um círculo pequeno é sinal de que a chuva ainda demora" (Índia);
Partindo dos provérbios populares relatados pelos alunos e por Sartori (2000), é possível fazer entender o sentido de cada um e fazer uma comparação com o dia a dia dos alunos, chamando a atenção para a observação da natureza, ou seja, do comportamento dos animais e plantas, tomando como referência principal a reflexão e a descrição das nuvens, percebendo assim a provável mudança de tempo.
Essas discussões em sala de aula são o "pontapé" inicial para trabalhar com dois ditos populares:
"Névoa na baixa, sol que racha, névoa na serra, chuva que berra" e
"Céu pedrento é sinal de chuva e vento".
Esses dois ditos populares nortearão a atividade que buscará responder a seguinte questão: "Será que vai chover hoje?".
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