sábado, 1 de julho de 2017

Noções Básicas sobre as Nuvens



Nuvem é qualquer conjunto visível de gotículas d'água, de partículas de gelo, ou de ambas, em suspensão na atmosfera.

Eventualmente as nuvens incluem elementos de natureza hídrica de maiores dimensões, além de poeira, fumaça e mesmo resíduos industriais.




As nuvens estão em constante modificação, assumindo as mais variadas formas, alterando continuamente o tamanho e, às vezes, o aspecto.

O aspecto (aparência exterior) de uma nuvem está relacionado com duas de suas propriedades:

a)     Luminância;

b)     Cor.


O termo luminância foi introduzido em 1948 para substituir a expressão brilho, que deixou de ser utilizada.

A luminância de uma nuvem depende da quantidade de luz que é refletida, transmitida e difundida pelas partículas que a constituem.

A fonte luminosa pode ser representada pelo sol, pela lua, ou até mesmo pela luz artificial oriunda de uma grande cidade.

A cor de uma nuvem depende da cor da luz incidente.

Quando o ângulo zenital do sol é pequeno as nuvens ou suas partes diretamente iluminadas são brancas ou cinzentas.




Quando o disco solar se aproxima do horizonte as nuvens passam a exibir coloração progressivamente amarela, laranja e vermelha.

Pouco antes do nascimento e logo depois do ocaso do Sol, as nuvens próximas da superfície terrestre são cinzentas (pois se encontram no cone de penumbra da Terra), enquanto as demais, mais altas, são avermelhadas, alaranjadas ou esbranquiçadas, dependendo da altura em que se encontrem, pois ainda ou já estão recebendo luz do Sol.





Essas ocasiões, início do dia ou fim de tarde, são boas para se apreciar as alturas relativas das nuvens presentes no céu.

Quando se observa a forma, a luminância e a cor das nuvens deve-se evitar observar as nuvens que estão próximas à linha do horizonte, por duas razões:

a)     pela deformação imposta por efeito de perspectiva;

b)     devido à maior espessura (grossura) da camada atmosférica existente entre a nuvem e o observador, fato que interfere na luminância e na cor.


Portanto, a observação das nuvens deve ser realizada tomando-se, pelo menos, os seguintes cuidados:


a)     quando as nuvens não estiverem próximas à linha do horizonte;

b)     quando a atmosfera não estiver turva por causa de poeira, fumaça, bruma, nevoeiro etc., fato que alterara o aspecto normal das nuvens;

c)      quando o disco do sol estiver suficientemente elevado, o que ocorre por vota do meio dia, momento em que existe uma iluminação adequada.


A espessura (grossura) das nuvens é muito variável.

Nas nuvens mais espessas é costume designar o limite inferior como base e o limite superior como topo.





Nas nuvens espessas é comum a presença de porções escuras, decorrentes da sombra projetada pelas partes superiores, enquanto que as nuvens de espessura reduzida são, em geral, completamente brancas, exceto quando fumaça, poeira etc., se interpõem entre ela e o observador.


Glossário

Atmosfera: uma atmosfera (do grego antigo: ἀτμός, vapor, ar, e σφαῖρα, esfera) é uma camada de gases que envolve (geralmente) um corpo material com massa suficiente.[1] Os gases são atraídos pela gravidade do corpo e são retidos por um longo período de tempo se a gravidade for alta e a temperatura da atmosfera for baixa. Alguns planetas consistem principalmente de vários gases e portanto têm atmosferas muito profundas (um exemplo seria os planetas gasosos).

Luminância: quociente entre a intensidade do fluxo luminoso emitido por uma superfície em uma dada direção e a área dessa superfície projetada ortogonalmente sobre um plano perpendicular àquela direção; brilhância, brilhância fotométrica, brilho.

Perspectiva:  é uma palavra de múltiplos significados, podendo estar relacionada com o modo como se analisa determinada situação ou objeto; um ponto de vista sobre uma situação em específico; um modo tridimensional de representação ou tudo aquilo que se consegue ver ao longe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário. Não use palavras obsenas.

Estudando Línguas e Temas Diversos

Porto Alegre Noticias