domingo, 12 de junho de 2016

Memória do dia mais frio do ano



Mario de Andrade, em um de seus contos relata o que sentiu no sertão nordestino no dia mais quente vivido por ele; aqui, vou tentar descrever o que estou sentindo neste dia de frio intenso, talvez o  ou das últimas décadas.

De manhã, no meu quarto, por volta das 08h30min o termômetro marcava 8,7 graus; na rua, porém, a temperatura era bem inferior, pois um vento frio vindo do sul dava a sensação de temperatura negativa.
Para se ter uma ideia, mesmo usando duas meias, meus pés estavam gelados e parecia que pisava no gelo.

Quando sai para ir à feira, por volta das 11h00min estava muito frio e com o vento gelado soprando na cara a sensação era de muito frio.
Hoje não dá para ficar fora de casa, tomando sol, pois o frio não deixa.
Para se esquentar um pouco, faça como eu: procure um lugar onde haja sol em uma peça qualquer de sua casa e fique lagarteando.
Fora isso, só ligando o ar condicionado para equilibrar a temperatura.
E nessas condições nada melhor que um bom livros que fale em temperaturas extremas para completar o quadro.
O livro que estou recomendando aqui é “A incrível viagem do Shackleton”, escrito por Alfred Lansing, cuja sinopse segue abaixo:

No verão de 1914, Sir Ernest Shackleton parte a bordo do Endurance em direção ao Atlântico Sul. O objetivo de sua expedição era cruzar o continente Antártico, passando pelo Pólo Sul, mas pouco antes de alcançar sua base original, o Endurance fica preso no gelo e acaba sendo destruído. Por quase seis meses, Shackleton e sua tripulação sobrevivem nas placas de gelo em uma das mais inóspitas regiões do mundo, até que conseguem iniciar sua tentativa de salvação nos botes salva-vidas. Através dos diários e entrevistas com alguns membros da expedição, o autor reconstrói os meses de ansiedade e trabalho duro que a tripulação do Endurance enfrentou.

  
Bom, vou parando de escrever por aqui, pois meus pés estão ficando gelados e a noite está se aproximando e prometendo muito frio; para amenizar, só pegando um cobertor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário. Não use palavras obsenas.

Estudando Línguas e Temas Diversos

Porto Alegre Noticias